quinta-feira, julho 22, 2004

 

Jornal do Barreiro (16-03-2004)

Artigo on line

Clube Aventura do Barreiro

Superação dos próprios limites em contacto com a natureza

Filipa Domingos | 16-03-2004
Poucos conhecem, mas existe no Concelho um Clube que pratica Desporto Aventura, marca pontos nesta modalidade, tem já alguns campeões e promete continuar a proporcionar bons momentos de convívio, desporto e lazer em prol de uma vida mais saudável.

O Clube de praticantes de Corridas de Aventura “é dirigido para a natureza, valoriza os princípios da solidariedade e amizade, adopta estratégias de responsabilização, aponta para um estilo de vida saudável e desportivo, cultiva o gosto pela viagem e a descoberta de outras culturas”.

O Clube Aventura do Barreiro (CAB) conta já com dez anos de actividades ao ar livre, na Escola Secundária de Santo André, e funciona em parceria estreita com a escola Secundária Alfredo da Silva e associações do Concelho.

Formalizou-se no final de 2003, sempre fiel aos princípios que nortearam a sua criação em 1994.

Serviram-se, para isso, da experiência e maturidade alcançada ao longo de inúmeras descidas de rio em canoa (nos rios Tejo, Guadiana, Douro, Mondego, Mira, Alva, Ceira, Nabão, Vouga, Zêzere e Sella, entre outros), das expedições de montanha (nos Picos da Europa em 1996, em 2001 e em 2003), das rotas de bicicleta (no Caminho de Santiago em BTT em 1997 e em 2002) e dos resultados obtidos em muitas provas de Orientação (em que alcançaram títulos nacionais e regionais no Desporto Escolar, não esquecendo, ainda, que têm hoje atletas no top nacional federado).

Este clube, segundo um dos seus membros, António Neves, professor de Educação física na Escola Secundária de Santo André “é um clube de praticantes, com uma figura jurídica diferente das Associação nos modos tradicionais. Isto é, uma versão do Associativismo mais ligeiro que a lei permite, porque temos estatutos e um enquadramento legal próprio. Com o decorrer dos anos fomos tendo pessoas que por aqui passaram, e acabaram por ficar, mantendo as suas actividades. Foi a partir daí que decidimos começar a esboçar um modelo associativo que pudesse fazer a gestão em termos dos recursos físicos e materiais que temos, assim como uma melhor gestão das necessidades dos recursos humanos”, acrescentou.

Praticam e dinamizam o desporto escolar de tal forma que acabam por ser “agentes de animação” neste desporto.

Defendem essencialmente os valores da ocupação saudável dos tempos livres, não visando a alta competição. É aos fins de semana que se juntam para realizar todo um conjunto de actividades, que em suma, “proporcionam prazer.” Preferem a canoagem de aventura, à da competição, em rios que tenham acidentes, declives, ondas, e outras características, descendo- os por etapas, acampando nas margens ou em abrigos. Mas este, é um exemplo de actividades pontuais, uma vez que têm de esperar pelos meses de maior pluviosidade para que os caudais aumentem. Enquanto tal não acontece dedicam-se às águas calmas de outros rios e desenvolvem outras modalidades.

Todas elas aliam-se ao lazer, ao convívio, à adrenalina e à superação dos objectivos de cada um:“ é sempre bom quando a nível individual o praticante consegue alcançar o resultado desejado”, referiu.

Para além da componente física, existem outras vantagens que a prática deste desporto proporciona, nomeadamente, ao nível da personalidade dos praticantes, da relação com os outros, e de todo um conjunto de tarefas que têm de ser partilhadas e divididas em prol do grupo e não a nível individual. Neste âmbito, António Neves falou da superação dos medos, de metas e objectivos, e do aumento da auto-estima de cada um.

No que diz respeito aos apoios, confessou: “não temos tido muitos porque também não pedimos, apesar de algumas actividades terem sido apoiadas pelo Instituto Português da Juventude (IPJ)”. Acrescentando ainda que este ano, têm pela primeira vez uma colaboração estreita com a Câmara Municipal do Barreiro, que se traduz na iniciativa “Barreiro Aventura”, que acontece duas vezes por mês, em múltiplos espaços naturais privilegiados do Concelho, tais como, o Parque da Cidade, o Rio Coina, a Mata da Machada, a Avenida da Praia e a Serra da Arrábida.”

As pessoas costumam aderir, mas ainda existe uma lacuna na divulgação de informação, no sentido da população saber como e onde se pode inscrever.

No futuro, o Clube Aventura, gostaria de ter mais jovens a praticar desporto, de forma a valorizar mais o estuário do Tejo, o património natural e os espaços urbanos da Cidade.


Do ponto de vista administrativo, pretendem mais apoios, sobretudo ao nível dos transportes, já que, quanto mais baratas forem as deslocações, mais são os jovens que resolvem participar, principalmente quando se tratam de actividades para grupos de elevado número.

Actualmente, pretendem dar continuidade aos projectos pedagógicos iniciados e generalizar a prática de actividades desportivas ao ar livre à população Barreirense, através da iniciativa Barreiro Aventura em cooperação com a autarquia.

Sendo que, as ideias fortes deste projecto, resumem-se a um alargamento da actividade desportiva, proporcionando desta forma a prática de canoagem, btt, orientação, montanhismo e corridas de aventura; à promoção de uma cultura desportiva oposta aos excessos de consumismo, que desenvolva a consciência ecológica; ao desenvolvimento do espírito de equipa e aos sentimentos de valorização do próprio, assim como, divulgar o património histórico e cultural da região e do país.

Para mais informações pode-se entrar em contacto com a escola Secundária de Santo André (onde fica situada a sede do clube) através do número 212159000.



<< Regressar a Media

This page is powered by Blogger. Isn't yours?